Fórum Metamáquina

Comunidade de usuários da impressora 3D Metamáquina. Tire suas dúvidas, compartilhe, ajude, troque experiências

Bico extrusor entupido

Compartilhe
    FernandoFlores

Bico extrusor entupido

Mensagem por FernandoFlores em Ter Nov 26, 2013 9:10 am

Pessoal, acho que o meu bico extrusor entupiu.

Tirei o filamento da impressora ontem à noite para levar ela em uma viagem e hoje, na hora de recolocar o mesmo filamento, ele não entrou de nenhum jeito. Creio que possa ter ficado uma ponta presa na entrada do bico, onde não esquenta, e por isso o filamento não desce.

Ontem mesmo imprimi umas peças pra uma oficina e ela estava funcionando 100%.

Alguma sugestão de como desentupir? Ou preciso enviar a MM pra SP?

douglas_moreno

Re: Bico extrusor entupido

Mensagem por douglas_moreno em Qui Dez 05, 2013 6:54 am

Acho que estou com o mesmo problema. Quando a máquina chegou saia bastante filamento mas agora não sai quase nada e a engrenagem fica "comendo" o filamento.
    Alguém tem alguma solução ou dica para resolver o problema do bico extrusor ?
    FernandoFlores

Mensagem por FernandoFlores em Qui Dez 05, 2013 4:03 pm

Cara, eu consegui resolver o problema por aqui mesmo. Esquentei bem o bico, deixei uns 15 minutos ele bem quente e depois enfiei por cima, com bastante cuidado, um arame bem fino (0,4mm). Eu senti que o arame empurrou um pouquinho de plástico e aí eu tirei o arame e coloquei o filamento... funcionou. Desentupiu e tá 100%.

Sobre o parafuso comer o filamento, eu já tive alguns problemas com isso. Foram várias causas.

1) o filamento "anda" pra direita e sai da parte do parafuso trator que empura ele e fica pegando na rosca do parafuso. Arrumei isso colando um pedacinho de plástico na estrutura de madeira por onde ele passa antes de chegar no bico. Assim ele não anda até a rosca do parafuso.

2) Bico muito perto da mesa. O filamento não sai e o parafuso começa a gastá-lo até não ter mais tração. Tem que ajustar o nivelamento bico x mesa.

3) Estrutura de MDF pouco apertada + filamento tensionado. Uma vez ele travou por que a estrutura de MDF em volta do bico estava frouxa e o filamento muito tensionado (torcido para entrar no bico). Essa combinação fez com que o filamento emperrasse na entrada de metal do bico. Resolvi isso apertando os parafusos da estrutura de MDF envolta do bico.

Aliás, esse problema dos parafusos soltos é algo recorrente... na minha MM eles vieram pouco apertados, tive que apertar vários deles. E com o uso isso ocorre com frenquência. Parafusos de motores que se soltam... correias que afrouxam... sempre é bom dar uma revisada nela de tempos em tempos, e também depois de impressões muito longas e de alta velocidade.

Como dá pra ver, o seu problema pode ter várias origens. O negócio é observar bem e tentar corrigir essa origem.

leopereira

Mensagem por leopereira em Qui Dez 12, 2013 6:28 pm

Estou com esse problema há um tempo. Fiz os procedimentos de deixar o bico aquecido e depois tentar empurrar com um arame fino mas nada, só saiu um tanto de plástico grudado no arame.

Comprei um fio de aço para desentupir bico, mas ainda não chegou.

Alguém tem alguma outra dica ou o procedimento para retirar o bico e colocar outro se for caso?

Estou ficando desesperado. Rs

Att,

Leonardo.

Jaumet

Mensagem por Jaumet em Qua Dez 18, 2013 2:23 pm

Oi,boa tarde pessoal
    Tive o mesmo problema,mandei para a MM,e trocaram o bico.Foi alegado que no fiz a troca de material corretamente do ABS para PLA e queimou dentro do bico.Não tive mas problema
    Creio que ja estão desenvolvendo um bico com a ponta rosqueada,ai fica facil,e so tirar o bico e aquecer .... ja tem no mercado um bico dese jeito,vou esperar vencer a garantia.
    hybryt

Mensagem por hybryt em Ter Jan 14, 2014 6:55 am

Tive esse problema também, deixei o bico esquentar e enfiei uma ponta de seringa por baixo. Desentupiu na hora, depois forcei um pouco o filamento por cima aí saiu o que estava "preso".
    Foi uma orientação do pessoal da MM. (:
    Leo_Aguiar

Mensagem por Leo_Aguiar em Dom Out 26, 2014 3:18 pm

Já tive este problema varias vezes também.

Quando estava aprendendo e imprimindo minhas primeiras peças as vezes a temperatura que estava usando era errada para o plástico ABS que tinha. A impressão até começava corretamente e depois não saia mais filamento. Estava torrando o filamento. O que eu usava para desobstruir o bico era um pilão de aço, no caso a haste de profundidade de um paquímetro barato, e a agulha de uma seringa. Eu matinha o bico quente e tirava o filamento que estava travado. Mantendo o bico quente eu forçava o pilão por cima e forçava o filamento seco e torrado para baixo até conseguir extrudar o máximo possível. Então colocava a agulha da seringa por baixo e tentava ver se conseguia encostar no pilão diretamente. Isto até resolvia o problema e eu conseguia imprimir por mais algumas peças.

Mais para frente eu tive um entupimento mais forte. Despois de esquentar o bico o filamento até saia mas ele saia de maneira errática e irregular. Visualmente o filamento não sai reto. Ele sai um pouco mais fino, fazendo curvas e dobras aleatórias e cheio de "verrugas". Este video tem uma foto que compara como reconhecer sinais que um bico está bloqueado. Pesquise no Youtube um video chamado "100% Solved - Clean blocked extruder nozzle in 3D printing"

Toda peça que botava para imprimir completava até uma hora de impressão mas depois o parafuso trator começava a comer o filamento. Depois de pesquisar sobre "jammed hot end" (bico de extrusão travado) nos forums RepRap e Youtube cheguei a conclusão de que a pressão interna do meu bico deveria estar errada. Isto poderia ser por causa de sujeira dentro do bico.

Então pesquisei sobre como desentupir bicos. Existem mais de uma maneira. Uma delas é desmontar o bico e usar um maçarico para queimar todo plástico dentro do bico. Outra maneira é usar acetona para amolecer o plástico que estiver dentro do bico. Optei por usar somente a acetona. Comprei acetona online na Didatica SP. Desmontei o bico, deixei ele de molho em acetona e usei uma peça de aço pontiaguda para raspar o bico por dentro até remover as sujeiras. Depois de limpar tudo conferi se o buraco estava desobstruído com uma luz. Depois foi só remontar o bico e tudo funcionou.

Uma das primeiras peças que imprimi depois de resolver o problem foi um limpador/filtro de sujeira para o filamento. É impressionante o quanto de pó e sujeira ficam retidos dentro dos pedaços de esponja que coloquei dentro dessa caixinha. Seguem fotos.

Para quem não tem uma ainda, recomendo e muito.

Última edição por Leo_Aguiar em Sex Out 31, 2014 2:43 pm, editado 1 vez(es)
    Leo_Aguiar

Mensagem por Leo_Aguiar em Dom Out 26, 2014 3:29 pm

Ah! o elástico não é necessário. A peça deve se encaixar corretamente na aba de abrir a entrada para o bico. Uso o elástico porque já aconteceu desta peça subir durante uma impressão e eu perder a impressão por não ter pressão contra o filamento e o parafuso trator.

Outra coisa fiz o upload desta peça para o thingiverse para quem quiser poder baixar e usar. É o thing:516493.
    hybryt

Mensagem por hybryt em Dom Out 26, 2014 5:18 pm

Leo_Aguiar, a peça é foda ! Curti muito a ideia, na segunda feira vou fazer a impressão para me previnir.

Obrigado por compartilhar a experiência.
    A minha solução foi simples mesmo, como disse ali em cima, limpei com o bico de uma seringa e até hoje não tive mais problemas.

Pietro

Mensagem por Pietro em Sex Out 31, 2014 2:17 pm

Como faz para fazer o Up da peça no thingverse?

Pietro
    Leo_Aguiar

Mensagem por Leo_Aguiar em Sex Out 31, 2014 2:41 pm

No menu de navegação no topo do site tem o link CREATE. Dentro dele tem o UPLOAD A THING!

tiagobiz11

Mensagem por tiagobiz11 em Sex Mar 20, 2015 2:29 pm

Boa tarde pessoal, estou com 3 problemas com minha impressora reprap, e gostaria que alguém me ajudasse!

1- Quando acaba o rolo de ABS qual a melhor forma de repor o mesmo? em todas as vezes deu problema e preciso desmontar a extrusora, pois o tubo entope. Qual é o jeito certo de repor o ABS?

2- na hora da impressão quando ela esta se movimento no eixo x ela faz uma linha pra fora da linha normal, isso em varios niveis, as vezes em quase todos os niveis da peça, alguém tem ideia o por que disso?

3- No meio da impressão a impressora simplesmente para, trava ela e o programa no computador, nao desconecta, não faz nada, é preciso tirar o cabo que liga o computador a impressora e desligar na energia, e só depois ligar tudo outra vez para ela responder aos comandos, alguém tem a solução para isso?

aguardo respostas, muito obrigado a todos!
    Leo_Aguiar

Mensagem por Leo_Aguiar em Sab Mar 21, 2015 11:08 am

1) Faço a reposição de ABS normalmente. Sem problemas de entupimento. Se estiver entupindo pode ser porque o filamento ficou muito tempo parado no bico enquanto o bico ainda estava muito quente. É muito importante que o filamento não fique parado no bico enquanto ele estiver aquecido. O extrusor deve estar sempre funcionando corretamente e extrudando o filamento. Se ficar sem extrudar ele muito provavelmente irá carbonizar o ABS e isso entupirá o bico. Se você não tiver um filtro com espuma (igual o que eu postei acima) para limpar o filamento antes dele entrar no bico você também estará ariscando ter o bico entupido.

2) Esse problema parece ser de stepping. As correias podem estar muito apertadas e quando o eixo quer se movimentar ele trava. A maquina faz um barulho de travamento quando isso acontece? Outra coisa que pode ser é tensão de rede instável. Isso já aconteceu comigo e o problema era com a alimentação da fonte. Depois de usar um estabilizador não tive mais este problema.

3) Que programa você esta usando para controlar a impressora e que sistema operacional você esta usando?

tiagobiz11

Mensagem por tiagobiz11 em Dom Abr 12, 2015 1:33 pm

Estou usando o Pronterface no Windowns 8
    Leo_Aguiar

Mensagem por Leo_Aguiar em Seg Abr 13, 2015 7:20 am

Nunca usei o Win8 mas acho q não deveria dar problemas.

Teste usando o Repetier Host e um estabilizador ou no break. Acho q isso deve resolver o problema 3 e talvez o 2. Se não resolver o 2 você terá que verificar a tensão das correias dos eixos x e y.

ulissessalvador

Mensagem por ulissessalvador em Dom Jul 26, 2015 5:42 am

boas tardes gostaria de ter a vossa ajuda comprei uma impressora Reprap Prusa i3 DIY e estou a ficar louco com ela nao estou a conseguir imprimir nada o extrusor deita muito pouco filamento dai nao entender o que possa ser o motor roda muito lento
    Leo_Aguiar

Mensagem por Leo_Aguiar em Dom Jul 26, 2015 6:19 pm

voce ja verificou se a temperatura durante a extrusão é a correta para o material que você esta utilizando?

ulissessalvador

Mensagem por ulissessalvador em Dom Jul 26, 2015 6:24 pm

sim ja tentei de tudo ja desmontei tudo ja limpei tudo mas a qualidade fica mau demais a impressora que comprei foi esta Reprap Prusa i3 DIY 3d Printer LCD
    Leo_Aguiar

Mensagem por Leo_Aguiar em Dom Jul 26, 2015 7:09 pm

Voce já calibrou o valor de steps/mm do motor de extrusão?

ulissessalvador

Mensagem por ulissessalvador em Dom Jul 26, 2015 7:11 pm

pois isso ja nao sei como se faz
    Leo_Aguiar

Mensagem por Leo_Aguiar em Dom Jul 26, 2015 7:16 pm

ulissessalvador

Mensagem por ulissessalvador em Dom Jul 26, 2015 7:16 pm

muito obrigado vou tentar

Conteúdo patrocinado