Fórum Metamáquina

Comunidade de usuários da impressora 3D Metamáquina. Tire suas dúvidas, compartilhe, ajude, troque experiências


    Alinhamento

    Compartilhe
    avatar
    caiopenna

    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 16/05/2014

    Alinhamento

    Mensagem por caiopenna em Sex Maio 16, 2014 8:55 am

    Pessoal estou com problemas com o alinhamento da metamaquina, comprei a pouco tempo e nao estou conseguindo alinhar, gostaria de saber se alguém tem dicas ou macetes, para fazer isso . Estou alinhando somente mexendo no vidro, tem que alinhar outra coisa? Cabeçote ou outra coisa? Valeu galera pela ajuda!!
    avatar
    Leo_Aguiar

    Mensagens : 49
    Data de inscrição : 26/10/2014

    Re: Alinhamento

    Mensagem por Leo_Aguiar em Qui Nov 06, 2014 5:01 pm

    Ajustar os parafusos nos cantos da mesa de impressão.

    Com um nível você pode ver se o eixo x está nivelado. Se não estiver você pode rodar manualmente um dos lados para nivelar o carro com o mecanismo de extrusão.

    Quando eu comecei a imprimir no final do ano passado eu não sabia que depois de calibrar o eixo-z você não deveria apertar o restart. Eu achava que depois de calibrar o z podia-se clicar no restart para consolidar a nova calibração. Perdi muito tempo com isso porque toda vez que terminava de calibrar o z e clicava no restart o z subia tudo até o topo da maquina (o home dele) e isso já era o suficiente para descalibrar o z. Quando mandava imprimir na seqüência a primeira camada nunca estava na altura certa. Smile

    RafaelNicoletti

    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 20/11/2014

    Re: Alinhamento

    Mensagem por RafaelNicoletti em Qui Nov 20, 2014 11:45 am

    Também não estou conseguindo fazer o alinhamento. Estou com uma Metamaquina2 que já passou na mão de 3 pessoas e ninguém conseguiu fazer uma impressão boa ainda.

    Quanto estou imprimindo aquele aquivo para alinhamento, no começo vai razoável, depois o PLA simplesmente não gruda na mesa, ele é arrastado pelo bico e vai piorando cada vez mais. Já tentei usar o nível também sem sucesso. Agora comprei um Dial Indicator, que é minha ultima esperança. Tomara que chegue logo.

    Quanto aos parafusos que vocês falam pra apertar, são apenas as porcas daqueles 4 "vergalhões" que servem de suporte para a mesa ?

    Outra coisa que tem acontecido é o PLA ser esmagado pelo rolo que puxa ele para dentro da cabeça de impressão. O estranho é que no começo vai bem, depois de alguns minutos tentando calibrar ela faz isso.

    Se alguém tiver alguma dica, agradeço.
    avatar
    Leo_Aguiar

    Mensagens : 49
    Data de inscrição : 26/10/2014

    Re: Alinhamento

    Mensagem por Leo_Aguiar em Qui Nov 20, 2014 8:49 pm

    https://www.youtube.com/watch?v=N6W-6OJ2UJQ
    avatar
    Leo_Aguiar

    Mensagens : 49
    Data de inscrição : 26/10/2014

    Re: Alinhamento

    Mensagem por Leo_Aguiar em Qui Nov 20, 2014 8:51 pm

    https://www.youtube.com/watch?v=TAEy6myNeOY&list=UUcDpgQRN_KdBPdk9HoSPPPw

    RafaelNicoletti

    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 20/11/2014

    Re: Alinhamento

    Mensagem por RafaelNicoletti em Sex Nov 21, 2014 8:28 am

    Leo, obrigado mas eu já assisti esses videos.
    É justamente tentando alinhar dessa maneira que estou tendo problemas.
    Nas primeiras voltas o PLA cola na mesa e eu vou tentando fazer os ajustes. Depois, o PLA simplesmente não fica preso na mesa e vai sendo arrastado pelo bico, fazendo uma sujeira só.

    Quanto a tração do PLA eu também não tenho ideia do que acontece, pois no começo fica tudo bem, mas depois ele fica travado no mecanismo que puxa ele pra dentro do bico.
    avatar
    Leo_Aguiar

    Mensagens : 49
    Data de inscrição : 26/10/2014

    Re: Alinhamento

    Mensagem por Leo_Aguiar em Sex Nov 21, 2014 9:07 am

    Você terá que verificar as temperaturas da mesa e do bico.

    O software que você está usando para controlar a impressora deve mostrar a temperatura de ambas as partes. Veja se estas temperaturas estão corretas para imprimir com PLA. Monitore elas durante a impressão. Eles devem permanecer nos valores especificados para a impressão com PLA (Bico entre 185-200ºC - Mesa entre 60-70ºC).

    Se o software não mostra valores fora destas temperaturas você terá que usar algo para medira a temperatura real destas partes. Eu comprei um multimetro com termopar. Com esse multimetro posso medir altas temperaturas e verificar qual a temperatura real nas partes. Este teste te dará certeza que o software está funcionando corretamente.

    Se tudo estiver ok você deve verificar se o filamento é de PLA realmente. Para saber se o filamento é PLA ou não você deve dobrar ele. O PLA quebra enquanto o ABS é mais maleável e precisa de varias dobradas antes de quebrar.
    avatar
    Leo_Aguiar

    Mensagens : 49
    Data de inscrição : 26/10/2014

    Re: Alinhamento

    Mensagem por Leo_Aguiar em Sex Nov 21, 2014 10:25 am

    Este artigo tem mais detalhes sobre imprimir com PLA:

    http://www.matterhackers.com/articles/how-to-succeed-when-printing-in-pla

    Veja que ele aconselha não esquentar a mesa se você estiver usando a fita azul de mascaramento. E que a aderência desta fita dura pouco (no máximo 3 ou 4 impressões dependendo do que você imprimir pode ser mais).

    Se você imprimir direto no vidro então deve aquecer a mesa.

    RafaelNicoletti

    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 20/11/2014

    Re: Alinhamento

    Mensagem por RafaelNicoletti em Qua Dez 10, 2014 10:55 am

    Leo, muito obrigado pelos links.
    Consegui fazer um alinhamento bom ! A única coisa que eu não entendo é porque nos cantos o PLA as vezes não fica. Ela faz uma linha reta perfeita, com o PLA na espessura certo, porem quando chega no momento em que ela vira para o outro lado, o PLA é puxado do canto.
    Talvez seja por isso que quando tento imprimir uma peça com curva, a curva fica uma droga.
    avatar
    Leo_Aguiar

    Mensagens : 49
    Data de inscrição : 26/10/2014

    Re: Alinhamento

    Mensagem por Leo_Aguiar em Ter Jan 13, 2015 9:38 pm

    O PLA também precisa de uma ajuda para aderir a mesa. Spray de cabelo (sem aroma) funciona bem. Colas de bastão tipo PVA(polyvinyl alcohol) ou PVP(polyvinylpyrrolidone) também funcionam. Fita de pintor as para mascaramentos especiais funcionam bem para PLA e ABS também.
    avatar
    danielolivier

    Mensagens : 60
    Data de inscrição : 15/10/2013
    Idade : 50
    Localização : Tatuapé - São Paulo

    Re: Alinhamento

    Mensagem por danielolivier em Sab Jan 24, 2015 5:17 pm

    Spray de cabelo é novidade para mim... Hehehe....
    Eu uso cola de cano pvc. Não preciso aquecer a mesa. Muito bom.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Alinhamento

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Maio 29, 2017 5:27 am