Fórum Metamáquina

Comunidade de usuários da impressora 3D Metamáquina. Tire suas dúvidas, compartilhe, ajude, troque experiências

impressora 3D nâo está aquecendo

Compartilhe

marcello

impressora 3D nâo está aquecendo

Mensagem por marcello em Seg Out 27, 2014 5:46 pm

Pessoal sou novo aqui, e conheço pouco ainda de impressoras 3D.
    Minha impressora não está esquentando, o termistor esta funcionando, porem o fio de nicromo ( responsável por aquecer não esta esquentando o tambor e o bico), a ligação no Arduíno esta conforme o manual, porem não esquenta, todos os outros comandos estão normais, exceto este. acho que o defeito esta no fio de nicromo mal instalado no tambor, ou então no encaixe do Arduíno. alguém pode me ajudar ?

Leo_Aguiar

Re: impressora 3D nâo está aquecendo

Mensagem por Leo_Aguiar em Sex Out 31, 2014 2:57 pm

É uma Metamaquina 2? A placa da minha é uma RAMBo 1.1b da UltiMachine. E o bico aquece com um resistor de 6ohms.

Eu já tive problemas com a mesa não aquecendo. Tive que remover ela e os cabos de alimentação dela. O problema estava num dos cabos. Com um multimetro achei o cabo que estava ruim. Cortei o ponto dele que estava ruim, fiz a emenda, e reconectei tudo. Isso resolveu.

Agora estou com um novo problema. O bico aquece mas não o suficiente. Chega só aos 170ºC. Já desmontei o bico. Testei a continuidade das conexões. Tudo ok. Testei o termistor e também está ok. Vou trocar o resistor de 6ohms e ver o que acontece.

Abs.

Leo

Pietro

Mensagem por Pietro em Seg Nov 03, 2014 1:34 pm

Minha placa é do modelo 1.1q (mais novo).
    Quando retirei a máquina, perguntei a respeito de problemas e disseram que alguns modelos de placas antigas deram defeito. Tente trocar o resistor mais desconfio da placa.
    Na minha tive que colocar uma placa USB externa porque ela perdia conexão frequentemente ( problema crônico citado pelo fabricante da placa) e tive que apertar parafusos e tensionar a correa. Tenho ótimos resultados de impressão e estou satisfeito com a máquina.

marcello

Mensagem por marcello em Qui Nov 06, 2014 2:42 pm

obrigado Leo e Pietro,
    consegui resolver o problema,testei o termistor e estava marcando, testei na fonte e o fio de nicromio e estava esquentando, testei a placa com multimetro e estava enviando o sinal p esquentar, achei que o problema era na forma de enrolar a fio de nicromio, e só depois constatei que o problema estavam nos fios do termistor que apesar de esquentarem, ao enrolar, eles estavam fechando curto, entao coloquei uma protecao em volta do fio depois enrolei no bico e esta funcionando!!
    Leo_Aguiar

Mensagem por Leo_Aguiar em Qui Nov 06, 2014 4:35 pm

Atualização do meu problema que o bico não aquecia até 230ºC: Era o resistor do bico. Troquei e aparentemente está tudo ok. Vamos ver até quando ficará tudo ok e qual será o próximo problema para solucionar. Alguma aposta sobre qual será o próximo componente/problema? Smile

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Set 20, 2017 10:39 am