Fórum Metamáquina

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Metamáquina

Comunidade de usuários da impressora 3D Metamáquina. Tire suas dúvidas, compartilhe, ajude, troque experiências


2 participantes

    RGB Estudio - Arquitetura - Alan Moreira

    hybryt
    hybryt


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 04/11/2013
    Idade : 31
    Localização : Goiânia

    RGB Estudio - Arquitetura - Alan Moreira Empty RGB Estudio - Arquitetura - Alan Moreira

    Mensagem por hybryt Seg Nov 04, 2013 1:37 pm

    Boa tarde, pessoal !

    Sou colaborador de um escritório de arquitetura, RGB Estudio, e adquirimos uma Metamáquina 2 !
    Estamos muito felizes em participar da comunidade RepRap através da iniciativa brasileira.

    Conheci a Metamáquina através do projeto do Catarse e fiquei louco para ter uma. Como não tinha o dinheiro na época, falei com vários professores e coordenadores para conseguirem algumas máquinas para a faculdade (PUC-GO).
    Não teve muito efeito, mais tarde como membro do CA, tive o prazer de convidar o Rodrigo Rodrigues da Silva para uma palestra na mesma universidade.
    Sem querer puxar saco, foi uma das melhores palestras - divertida e interessante, pois a maioria não fazia ideia que esse tipo de impressão já existia.
    Fico feliz que o pessoal tenha se interessado, inclusive o escritório onde trabalho resolver adquirir a máquina depois dessa apresentação.
    Assim que a impressora chegou, fui encarregado de faze-la funcionar.
    E assim, inicio minha jornada.

    Nosso objetivo é utilizar a impressora para melhorar a experiência de representação do projeto arquitetônico, auxiliando o entendimento do cliente.
    Basicamente, vamos utilizar para maquetes físicas.

    Espero contribuir para o crescimento da comunidade, posto os trabalhos conforme evolução.

    Very Happy 
    avatar
    Paulo DoisAeD


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 24/05/2014

    RGB Estudio - Arquitetura - Alan Moreira Empty Re: RGB Estudio - Arquitetura - Alan Moreira

    Mensagem por Paulo DoisAeD Sáb maio 24, 2014 9:44 pm

    Boa noite, sou arquiteto aqui em Curitiba, e estou a muito tempo "namorando" uma impressora 3D! Li o seu texto e fiquei curioso com os resultados que estão obtendo com o uso da Metamaquina para arquitetura. Gostaria de usar para o mesmo fim, imprimir os projetos e evitar ficar duas semanas cortando e colando materiais em uma maquete física! Os clientes adoram ver as maquetes que fazemos, imaginem uma impressão 3D?!
    Será que você pode postar alguma imagem e me dizer o que esta achando do resultado?
    Muito obrigado,

    Paulo Bueno
    hybryt
    hybryt


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 04/11/2013
    Idade : 31
    Localização : Goiânia

    RGB Estudio - Arquitetura - Alan Moreira Empty Re: RGB Estudio - Arquitetura - Alan Moreira

    Mensagem por hybryt Seg maio 26, 2014 5:52 pm

    Boa noite, Paulo !

    Na verdade, foram longos meses resolvendo os problemas.
    O escritório comprou a Metamáquina 2 em agosto de 2013, ela demorou MUITO pra chegar e quando chegou não veio com os filamentos que compramos.
    Inclusive até hoje não recebemos o filamento que compramos e nem o que ganhamos na negociação.
    Desistimos de cobrar pelos mesmos, compramos outros pela dx.com.

    Pensava que seria simplesmente exportar do REVIT/3DS MAX para ela e estaria tudo pronto.
    Não é bem assim, o funcionamento dela é semelhante a uma pistola de cola quente, e a modelagem 3D deve entender as limitações físicas da impressora. Quero dizer que o material sofre influencia de aspectos físicos como a gravidade (existe um limite de "ponte" que ela consegue fazer) e da temperatura do ambiente (se a peça resfriar rapidamente, ela contrai e pode deformar a peça [fizemos uma caixa pra evitar essa variação da temperatura]). Sem falar que ela precisa de alguém fiscalizando de tempo em tempo, se alguma coisinha der errada (como a peça descolar da base) já era, pode começar a imprimir novamente. Ela também não é tão ágil quanto eu esperava, algumas peças simples demoram 30 minutos a uma hora, já imprimi algumas que levou 7 horas.
    Apesar de todos esses problemas, é incrível ver ela funcionar e a satisfação do modelo 3D finalizado sem problemas não tem explicação. kkk

    Só depois de quase um ano, estamos dominando ela - não dá pra ficar o tempo todo estudando ela, é preciso finalizar os projetos do escritório.
    Os primeiros trabalhos começaram a aparecer e pretendemos fazer um lucro e agradar nossos clientes.

    Qualquer dúvida, estou a disposição !
    avatar
    Paulo DoisAeD


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 24/05/2014

    RGB Estudio - Arquitetura - Alan Moreira Empty Re: RGB Estudio - Arquitetura - Alan Moreira

    Mensagem por Paulo DoisAeD Ter maio 27, 2014 8:55 pm

    Boa noite, muito obrigado pelas respostas! Fiquei decepcionado com esse fato da matamaquina demorar pra chegar e ñ vir conforme a negociação, achei que eles eram mais sérios!
    Pretendo investir em uma "plotadora" 3D voltada aos arquitetos, mas ñ sei ainda em q tipo de equipamento investir.
    Vamos trocando uma ideia.
    Um abraço,

    Paulo Bueno Ribeiro

    Conteúdo patrocinado


    RGB Estudio - Arquitetura - Alan Moreira Empty Re: RGB Estudio - Arquitetura - Alan Moreira

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 3:17 am